momotur



Os estudos sistemáticos desenvolvidos e publicados pelos professores/pesquisadores do DAU-UFC propiciaram a visibilidade da produção de conhecimento sobre a arquitetura moderna em Fortaleza. Neste contexto, e por estar comprometido com a necessidade de documentação e conservação do patrimônio moderno no Nordeste, o DAU-UFC se responsabilizou pela organização do 5° Seminário DOCOMOMO N/NE, que aconteceu entre 11 a 15 de novembro de 2014.

O Seminário DOCOMOMO, nas suas edições internacional, nacional e regional, estabelece como uma das atividades principais do evento, um roteiro arquitetônico guiado, com visitas aos edifícios modernos mais emblemáticos da cidade-sede do evento. Trata-se do Momotur, uma experiência que busca mostrar esses exemplares aos participantes do evento, por intermédio de visitas guiadas e referências sobre as obras.

A atividade prática do Momotur é acompanhada pela produção de um material impresso, que destaca e situa a inserção urbana dos edifícios modernos, além de dados de autoria, datas, complementados por uma iconografia sobre a obra (mapas, plantas, desenhos, croquis, fotos antigas e atuais, modificações contemporâneas, etc).  A pesquisa se prestou também a formatação deste material.